Autores

J.A.S. LOPITO FEIJÓO K Nasceu em Malanje em 29 de Setembro de 1963 Poeta e crítico literário saído da Brigada Jovem de Literatura de Luanda e do colectivo Ohandanji É autor de uma poesia em permanente subversão de formas e fórmulas textuais e senhor de um discurso descomplexado a enfrentar códigos, linguagens, construindo um discurso poético próprio, revolucionário Tem colaboração dispersa por todo o mundo da língua portuguesa e é membro de associações internacionais de poesia É Membro da União dos Escritores Angolanos.

JOSÉ LUIS MENDONÇA – Nasceu em Novembro de 1955, na comuna de Mussuemba, Golungo Alto, Angola É licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola Jornalista por paixão, recebeu o prémio “Notícias Gerais da Lusofonia” Cidadão participante activo elaborou e implementou um projecto (Ler é Crescer) para o incentivo do gosto pela leitura e aprimoramento do uso da língua portuguesa, com o apoio do Ministério de Educação, Instituto do Livro, União dos Escritores Angolanos e do Instituto de Camões A sua obra poética é uma das mais representativas da poesia angolana contemporânea É membro da União dos Escritores Angolanos.

ARNALDO SANTOS – Nasceu em 14 de Março de 1935, na Ingombota, um dos mais antigos bairros de Luanda Escritor da Geração de CULTURA (Luanda, anos 50) Jornalista, ficcionista, poeta, foi colaborador da revista Austral e dos jornais Correio da Semana e Angolense Permanece colaborador do Jornal de Angola com suas serenas crónicas focadas na realidade socio-política do país, vista com o distanciamento de fina e contundente ironia É membro fundador da União dos Escritores Angolanos.

ANTÓNIO JACINTO – Um dos pais fundadores da modernidade poética angolana (com Viriato da Cruz, Agostinho Neto e Aires de Almeida Santos), nasceu em Luanda em 1924 e morreu em Lisboa em 1992 Impulsionou e participou de todos os momentos culturais que, em Angola, eram suporte de actividade política pró-independência Na actividade política foi um dos fundadores do Partido Comunista Angolano que haveria de integrar o MPLA, movimento em que ocupou vários cargos dirigentes, até à sua morte Foi membro fundador da União dos Escritores Angolanos.

ZETHO CUNHA GONÇALVES – Nasceu em 1960 na cidade do Huambo, Angola. Estudou no Colégio Alexandre Herculano em Angola, e Agronomia em Portugal. Poeta, autor de literatura infanto-juvenil, antologiador, tradutor de poesia e organizador de edições. Exerceu várias profissões. Vive actualmente em Lisboa, dedicando-se inteiramente à literatura.

ANTÓNIO AGOSTINHO NETO – Nasceu em 1922, em Kaxicane (Angola). Formou-se em Medicina em 1958, na Universidade de Lisboa. Em 1959 passou a liderar o MPLA, movimento para a libertação do seu país. Preso em 1960 e deportado para Cabo Verde e, depois, transferido para Lisboa, de onde se evadiu para Marrocos. Em 11-11-1975 tornou-se o 1.º Presidente de Angola, novo país independente. Fundador da União dos Escritores Angolanos. Faleceu em 1979, em Moscovo.

NOK NOGUEIRA – Pseudónimo artístico de Emílio Miguel Casimiro. Nasceu a 24 de Dezembro de 1983, em Luanda. É jornalista de profissão e escritor. Trabalha na Televisão Pública de Angola. Colabora no Jornal de Angola. É membro efectivo da União dos Escritores Angolanos.